Como funciona o Consórcio?

Visão geral

     O consórcio é considerado como “a arte de poupar em grupo”, pois se baseia na união de pessoas, físicas ou jurídicas, que formam uma poupança comum, destinada para a aquisição de bens, por meio de um autofinanciamento.  Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, com uma parcela destinada à formação desse fundo.

 

     Assim, o consórcio é ideal para quem não precisa imediatamente de um determinado bem  e pode aplicar uma parcela de sua renda que não será utilizada como despesa. Se você se encaixa nesse grupo, você tem o perfil de poupador e, logo, de um consorciado.

 

     Todos os participantes do grupo de consorciados têm o direito de utilizar parte da poupança comum, após serem contemplados por sorteio ou lance. No sorteio, de acordo com a disponibilidade do caixa, um ou mais participantes do grupo são sorteados para receber sua carta de crédito, no valor do plano a que aderiu, independentemente do número de prestações que tenha pagado. Ou seja, o sorteio define a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo receberão seus créditos até o final do plano.

 

(fonte: Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC)

Lances

Se você tem pressa e não quer depender apenas dos sorteios, você tem a opção de ofertar lances que podem aumentar suas chances de ser contemplado na próxima assembleia.Os lances podem ser fixos ou livres e propiciam ao consorciado concorrer à contemplação mediante antecipação de parcelas. 

Lance fixo

Modalidade onde o participante ser contemplado ofertando um valor de 20 % do valor da carta de crédito e terá maiores chances de ser contemplado.

Lance livre

Modalidade onde o participante poderá ofertar qualquer valor sobre a carta de crédito, e dependendo da oferta pode chegar a 99% de chance de ser contemplado

 

Dica mais.com 

 

Após a contemplação por lance (fixo ou livre) você pode escolher pagá-lo com recursos próprios (do bolso), ou ainda, utilizar até 50% do valor de sua Carta de Crédito. Esse valor pago reverterá em seu benefício quer com a redução do prazo do plano ou diinuição do valor das parcelas.

VANTAGENS DOS CONSÓRCIOS MAIS.COM

credibilidade boneco.jpg
seguro boneco.jpg

CREDIBILIDADE

A expertize da mais.com aliada a CAIXA, uma empresa com mais de 150 anos de tradição, referência em habitação e presente na vida de milhões de brasileiros.

SEGURO DO CONSÓRCIO

Tenha cobertura por morte ou invalidez permanente, no caso de contratação por pessoa física.

USO DO FGTS

Quite ou amortize o saldo devedor do seu Consórcio Imobiliário utilizando o FGTS, conforme as regras do fundo.

SEM JUROS

No consórcio, você paga a Taxa de Administração.

escolha boneco.jpg

PODER DE ESCOLHA

São vários valores de Carta de Crédito. Escolha o que cabe no seu bolso.

poder compra boneco.jpg

PODER DE COMPRA GARANTIDO

Sua Carta de Crédito é atualizada pelo INPC, a cada 12 Assembleias.

bolso boneco.jpg

VALORES ATUALIZADOS

Depois de contemplado, até a utilização do Crédito, sua carta terá rendimento diário.